Blog

Categorias

Quais são as características da Cabernet Sauvignon?

Antes de meados do século XVIII, em Bordeaux, um cruzamento natural entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc deu origem à Cabernet Sauvignon. Ela é daquelas que tem família grande, é também meio-irmã da Merlot, sobrinha da Chenin Blanc, neta da Savagnin. A a lista de parentes vai longe…

A Cabernet Sauvignon tornou-se uma potência no consumo global. Dentre as uvas viníferas tintas destinadas para vinho é a mais plantada no mundo. É seguida por Merlot e Tempranillo. Mas, o que queremos discutir aqui é a potência da Cabernet Sauvignon em outro sentido, o organoléptico. 

O termo “organoléptico”, de origem grega, refere-se às características que podem ser compreendidas pelos órgãos sensoriais. No caso do vinho, estamos falando de cor, cheiro, sabor e outras sensações na boca – tais como textura, peso, doçura, acidez, níveis de taninos e álcool. 

Características da Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma uva de amadurecimento de médio a tardio. Por isso, ela necessita de uma longa estação de crescimento e uma boa quantidade de calor para amadurecer bem. Ela não tem sucesso em climas frios (o caráter verde aparece com tudo e os taninos ficam muito duros), e beneficia-se com solos quentes, como cascalho – clássico na margem esquerda de Bordeaux.

Tem muita pigmentação (cor profunda), muitos taninos e muita acidez. Ela desenvolve aromas intensos, com predominância de frutas pretas, mas que variam conforme o clima ou o grau de amadurecimento, podendo assumir notas vegetais, florais ou herbáceas. O mesmo ocorre com o nível de álcool no vinho final, que pode ser de médio a alto. Ou seja, quase tudo é MUITO na Cabernet Sauvignon!

Justamente por isso, ela também se dá bem com o estágio em barricas de carvalho, e costuma ter um bom potencial de envelhecimento.

Estilos de vinhos

A importância das escolhas de um produtor e as técnicas por ele utilizadas são uma parcela cada vez mais importante no vinho final. Dessa forma, é possível produzir um vinho de Cabernet Sauvignon intenso em aromas e com alta acidez, porém com mais leveza do ponto de vista de taninos, álcool, uso de madeira e menos corpo.

A potência e equilíbrio de um Grand Cru de Pauillac ou de um Cabernet Sauvignon de To Kalon, na Califórnia, dificilmente perderão sua majestade. Mas a casta é versátil o suficiente para criar vinhos incríveis em um estilo menos encorpado.

Nossas dicas de vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon são:

  • J. Bouchon Granito (World Wine)
  • Pizzato Cerchio (Vinícola Pizzato)
  • Château Saint-Estèphe Cru Bourgeois (Berkmann)

Você se interessa pelo assunto e quer conhecer mais sobre as uvas e suas características?

Então conheça o Curso Essencial para entrar aprender sobre características das uvas da melhor forma!
Conheça também os nossos cursos online e veja muitas outras uvas que você pode aprender e também regiões e países que produzem rótulos incríveis!

Receba nossas novidades

Não perca nenhuma atualização!

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos de cursos, conteúdos exclusivos, tendências do mercado e muito mais sobre o universo do vinho e das bebidas.